Essa é a dúvida mais comum, principalmente na primeira consulta.
São técnicas semelhantes? Sim, mas essa é uma definição superficial. Ambos os profissionais trabalham basicamente com as mãos (sem uso de medicamentos ou procedimentos invasivos) e, no Brasil, são especialidades de pós-graduação para os fisioterapeutas.
As diferenças são basicamente a forma de manipular, objetivos e raciocínio clínico.
"Há várias formas de obter os mesmos resultados".
Digo isso porque seria uma injustiça dizer que um profissão é melhor que a outra. Afinal, estudamos para tratar outro ser humano e ajudar as pessoas a se livrarem das dores e terem uma qualidade de vida melhor.
Vamos as diferenças.
OSTEOPATIA
A Osteopatia, foi criada no final do século XIX, é uma profissão da área da saúde que trata o ser humano de forma global, fundamentada no conceito de que "todas as partes e sistemas do corpo funcionam de maneira integrada".
O osteopata utiliza somente as mãos para realizar um diagnóstico osteopático e tratar os pacientes, para tal finalidade é necessário ampla experiência teórica e prática na aplicação das técnicas manuais e terapêuticas osteopáticas.
O fundamento básico para a osteopatia é a anatomia, que nada mais é do que o estudo de todos os elementos do corpo humano, sejam eles: ossos, músculos, nervos, órgãos e fisiologia, que é a ciência que estuda como essas estruturas se comportam e o que fazem tanto individualmente, quanto no complexo funcionamento do corpo como um todo.
É muito comum a definição em vários posts da internet que você encontre: Osteopatia é anatomia, anatomia e anatomia.
Quanto maior o conhecimento do corpo, tanto teórico quanto prático e de como as partes do corpo se comunicam, mais estratégias para tratamento são viáveis e melhor a compreensão das doenças e das dores.
Em resumo, o Osteopata procura compreender o corpo humano como um todo, se preocupa em encontrar locais ou sistemas corporais que não estão funcionando ou se movimentando como deveriam e, gera estímulos manuais precisos sobre os sistemas para melhorar a movimentação, a função e estimular os mecanismos de autorregeneração do próprio corpo.
Tratamos órgãos, músculos, nervos, vasos, fáscias, crânio, o corpo todo, buscando devolver o seu equilíbrio e funções.
Ou seja, não são tratados somente sintomas e sim, o corpo como uma unidade.
Os osteopatas trabalham individualmente ou em equipes multidisciplinares com profissionais como: médicos, acupunturistas, dentistas, psicólogos, dentre outros profissionais de saúde.
QUIROPRAXIA
A quiropraxia também trabalha com as mãos, tem amplo conhecimento como anatomia e fisiologia.
Se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenções dos problemas musculoesquelético, ou seja, músculo e ossos e os efeitos dessas alterações na função normal do corpo.
Essas alterações de ossos e músculos, principalmente os que estão vinculados a coluna vertebral podem gerar alterações que modificam o funcionamento dos nervos e consequentemente todos os locais por onde esse nervo passa, gerando um efeito cascata no corpo, causando assim uma série de problemas que vão desde a postura, até mesmo a alteração de funcionamento de um músculo ou órgão.
Na imagem abaixo, uma breve relação entre os ossos e nervos da coluna e áreas onde há relação.
São realizadas técnicas de alta velocidade que normalmente geram um "estalo", são técnicas seguras e de alta precisão, e não tem nada haver com ossos estralando, rodando ou tocando uns nos outros, mas sim com o efeito da técnica sobre os tecidos do corpo e movimentação de microestruturas gasosas que tem nas articulações que quando movimentadas podem gerar esse som "audível".
No exercício da Quiropraxia é enfatizado o tratamento do sistema musculoesquelético sem o uso de medicamentos.
Tanto Osteopatas como Quiropráticos manipulam a coluna. Mas a aplicação das técnicas são muito amplas e vão muito além de tratar a coluna somente e podem ajudar (e muito) outros tipos de problemas de saúde.
Independente da sua escolha, procure profissionais habilitados e competentes. No site do CREFITO da sua região é possível pesquisar se o profissional é habilitado.
Em resumo:
- Osteopatia e Quiropraxia utilizam as mãos para realização das técnicas;
- Tem métodos de avaliação e tratamento específicos para cada área;
- Ambos profissionais são fisioterapeutas;
- Ambos manipulam a coluna;
As maiores diferenças são relacionadas ao raciocínio clínico e a intensidade das manipulações.
Na Osteopatia são utilizadas em boa parte do tempo de tratamento técnicas sutis e específicas para cada sistema, focado principalmente no diagnóstico Osteopático. Tem ampla aplicação desde crianças a idosos para os mais variados tipos de problemas (tem outras matérias no blog com explicações específicas sobre a Osteopatia)
A Quiropraxia faz uso manipulações de alta velocidade, focada na manipulação do sistema músculoesquelético e coluna. São técnicas mais intensas e que normalmente geram o "estalo" e ajustes nessas estruturas.
Se houver dúvidas, me escreva ou deixe seu comentário.
Um abraço,
Dr. Hérick Amarante
CREFITO 3 - 152097-F
Fisioterapeuta/Osteopatia/Reabilitação Neuromeníngea
São José do Rio Preto-SP
Comentários
Postar um comentário