Dores nos rins ou na coluna? Qual a diferença?

 


Você está sentindo um incômodo na região da coluna lombar, mas não sabe se é um problema nos rins ou na coluna?

Isso é muito comum! E esse texto vai te ajudar a identificar alguns fatores!

Antes de tudo, é necessária uma avaliação profissional se esse problema persistir, ok?!


COMO DIFERENCIAR A DOR DAS COSTAS DA DOR NOS RINS.

A dor nos rins ou nas costas pode ser identificada observando alguns critérios para diferenciar a origem do problema. Conheça as principais diferenças entre os dois tipos de dores:


1) Localização

Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou nos 2 lados da coluna, na região próxima a virilha e no final da coluna. Por outro lado, a dor nas costas pode aparecer em qualquer parte da coluna, principalmente na região lombar ou cervical.

2) Gravidade da dor

A dor que tem origem nos rins é mais aguda, forte, constante e aparece repentinamente. É uma dor que inicia "do nada" e de maneira muito forte, principalmente quando há uma pedra no rim. Já a dor nas costas pode variar de leve a grave e tem início mais progressivo, as dores começam devagar e vão aumentado progressivamente no decorrer dos dias e a sensação é de pontada, fisgada, queimação no trajeto do nervo ou choque. 

3) Alívio da dor

A dor nos rins é muito difícil de ser aliviada! Principalmente quando se trata de uma pedra nos rins. A dor nas costas tem característica diferente, a dor pode piorar muito em um movimento específico e aliviar em alguns outros movimentos. Exemplo: piora para abaixar ou dobrar a coluna e melhora quando fica deitado ou sentado.

4) Sinais característicos

Além dos fatores acima, é importante ficar atendo a presença de outros sintomas para ajudar a identificar se a dor é nos rins ou nas costas. 

De maneira geral, quem tem dor nos rins pode ter problemas como:

- Dor ao urinar;

- Vontade frequente de urinar;

- Febre;

- Náuseas ou vômito;

- Urina amarelada, vermelha ou com sinais de sangue;

- Urina com cheiro mito forte.


Por outro lado, quem tem dores nas costas, pode apresentar:

- Sensação de rigidez na coluna;

- Dores no pescoço e na lombar;

- Irradiação de dores para as pernas ou braços;

- Fraqueza muscular ou perda de força em uma das pernas;

- Alteração da sensibilidade na coluna e nas pernas;

- Dor durante a movimentação;

- Desgastes ou hérnia de disco;


A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO PRECOCE E DA PROCURA POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Caso você apresente qualquer um dos sintomas acima, recomendo que procure um profissional de saúde. Seja médico urologista, ortopedista, fisioterapeuta, osteopata ou o profissional de saúde de sua confiança. Quanto antes identificado a causa, mais fácil, seguro e efetivo é o tratamento. 

Muitos pacientes ficam adiando a procura do profissional e ficam se medicando por conta própria, o que pode ser um risco e pode aumentar ou piorar o problema, ou simplesmente "mascarando" a dor.

No princípio pode até dar o alívio necessário, mas o fator que causa o problema ainda continuará agindo! Pense nisso!


Abaixo descrevo algumas alterações específicas dos rins


A ORIGEM DAS DORES NOS RINS

A dor nos rins pode ter diferentes origens, alguns problemas podem ser uma simples alteração da função por falta de água (devido a pouca hidratação) e outras mais graves como doenças mais sérias. Contudo as causas mais comuns são:

1) Cálculo Renal - A famosa pedra nos rins

Devido a formação do cálculo renal (ou pedra) pode provocar uma dor intensa que pode se direcionar para a barriga ou para os genitais (a dor segue o trajeto do canal que conecta os rins a bexiga), como na imagem abaixo.


2) Infeccção

A infecção do rim é causada por um tipo específico de infecção que afeta o trato urinário, envolve a uretra e na bexiga e pode passar para os rins. Normalmente é uma dor que aparece no "fundo das costas" na parte mais baixa da coluna (próxima a bexiga). Essa é uma condição um pouco mais grave porque afeta um órgão vital.


3) Cistos

Os cistos são uma espécie de bolsa arredondada cheia de água que se forma no interior do rim em decorrência da obstrução de um dos dutos (que tem na parte interna do rim). A dor provocada pelo cisto é considerada uma das mais difíceis de distinguir da dor da coluna e é comum que ela se intensifique ao caminhar


4) Câncer

Com certeza a situação mais grave. O câncer no rim é o terceiro tipo de câncer mais comum no aparelho geniturinário e necessita de atenção especial para realizar o diagnóstico o quanto antes. No início do câncer a pessoa pode não sentir absolutamente nada. A dor só aparece quando o tumor cresce e começa a "apertar" as estruturas que estão próximas, como os nervos ou altera a função do rim e da bexiga.


Compartilhe esse texto com alguém que precisa saber disso!

Se cuide e procure o seu profissional de saúde de sua confiança. Fique atento aos sinais do seu corpo!


Dr. Hérick Amarante

Fisioterapeuta/Osteopatia

São José do Rio Preto/SP


Agendamento e informações: 17 981012064

email: drhrerickamarante@gmail.com

Comentários