POR QUE SINTO DORES DE CABEÇA?

POR QUE SENTIMOS DORES DE CABEÇA?


A pergunta é simples, mas a resposta pode ser um pouco mais complexa.

Sentimos dores de cabeça por vários motivos, alguns deles mais simples e outros que são realmente preocupantes.

Entre algumas causas temos:
  • Problemas congênitos
  • Efeitos colaterais de medicamentos
  • Problemas em outros órgãos (fígado, estômago, coração, pulmão)
  • Problemas vasculares (circulação)
  • Alterações posturais
  • Problemas na boca (ATM)
  • Problemas nos olhos
  • Disfunções osteopáticas 
  • Problemas na cervical/pescoço
  • Tumores
  • Dentre outras causas

Antes de tudo é necessário uma avaliação específica e individualizada para encontrar as possíveis causas.

Nesse post descrevo algumas das causas que você mesmo pode observar e que podem ajudar muito o profissional a encontrar os locais de possível origem das dores e direcionar o tratamento mais adequado.

PROBLEMAS DEGENERATIVOS NA COLUNA CERVICAL/PESCOÇO E HÉRNIA DE DISCO 

Os processos degenerativos são um tipo de "desgaste" das vértebras/ossos do pescoço, essas alterações no pescoço podem gerar uma compressão dos nervos, artérias e veias que estão muito próximas da cabeça.

Essas compressões podem alterar o funcionamento adequado dessas pequenas e sensíveis estruturas e como consequência gerar dor e desconforto na cabeça e também na região da base do crânio/nuca e na coluna cervical como um todo.

Ou seja, pessoas que já tem diagnóstico de hérnia de disco e artroses na cervical precisam ficar atentas as dores de cabeça, pois esses dois problemas podem ter relação. 



Abaixo uma imagem da cervical com hérnia de disco e desgaste (diga-se de passagem, é algo muito comum em um consultório de fisioterapia, osteopatia, ortopedia ou neurologia)







IRRITAÇÃO DOS GÂNGLIOS CERVICAIS

No pescoço temos várias estruturas delicadas (gânglios cervicais) que são responsáveis em enviar informações para as artérias que vão em direção a nossa cabeça.

Significa que algumas áreas da sua cabeça podem não estar recebendo a circulação de sangue adequada porque esses gânglios podem estar com a função alterada devido a tensões na região do pescoço. 



Essas tensões podem ser musculares, fasciais ou ainda fruto de processos degenerativos como os citados acima.


ALTERAÇÕES TORÁCICAS

A região que compreende entre as vértebras cervicais e as primeiras vértebras torácicas (em destaque na imagem abaixo). São locais de passagem de nervos específicos que vão para o coração, estes por sua vez tem uma íntima relação com o funcionamento cardíaco e vascular.

A comunicação entre esses dois órgãos (cérebro e coração) é feita pelo SNA (sistema nervoso autônomo), e dentre suas funções é regular a vascularização que vai para a cabeça.



Alterações na região do tórax podem gerar disfunções (alterações do funcionamento) da comunicação entre a cabeça e o coração. Os traumas, acidentes, quedas, desgastes muito acentuados ou mesmo alterações posturais crônicas podem ser fatores que causam essas disfunções.




Em destaque um dos nervos mais importantes, o nervo vago, os gânglios e as regiões das vértebras de ondem saem nervos que vão em direção ao coração (T1 a T4). 






ALTERAÇÕES CARDÍACAS

O que o cérebro é um órgão que precisa muito de vascularização, e mesmo alterações sensíveis podem gerar um desconforto considerável.

Problemas vasculares em geral (como a hipertensão) também tem relação importante com as dores de cabeça e mesmo alterações no labirinto, tanto que várias medicações (vasodilatadores) tem por objetivo melhorar a circulação e vascularização do cérebro como um todo.

ALTERAÇÕES CRANIANAS

O crânio parece uma estrutura rígida, certo? Mas, acredite, isso não é verdade!

Existem entre os vários ossos do crânio pequenas estruturas fibrosas/conjuntivas que unem um osso ao outro, essas estruturas são conhecidas como suturas. (veja na foto abaixo)









Existem "micro-movimentos" nessas estruturas e o bloqueio ou redução de movimento delas podem gerar dores de cabeça.



Esse vídeo ilustra bem os movimentos, para assistir, basta clicar aqui ou no link abaixo:







HIPER/HIPOMOBILIDADE DAS VÉRTEBRAS E CHARNEIRAS

Esse conceito é um pouco mais complexo e envolve algumas regiões específicas, vou ilustrar na imagem abaixo.



Em termos mais simples, hipermobilidade se refere a uma movimentação exacerbada ou excessiva de uma articulação e hipomobilidade o oposto, ou seja, a diminuição ou restrição dos movimentos.




Alterações nas regiões marcadas na imagem podem gerar um quadro de disfunção de toda a coluna, tanto na mecânica dos ossos, quando nos vasos e nervos que vão em direção a cabeça. 



É por esse motivo que algumas hérnias de disco surgem. A sobrecarga das charneiras (zonas de transição) da base do crânio (occipital, C1 e C2) e da região inferior da cervical (C7-T1), podem gerar um excesso de tensão sobre as vértebras C5-C6, local muito comum de hérnia cervical.

E, consequentemente... dores de cabeça. Além claro das dores causadas pela própria hérnia de disco cervical e efeitos sobre os braços e mãos. (temas que serão discutidos em outras postagens - em breve)

ALTERAÇÕES VISUAIS

Você já deve ter percebido que passamos grande parte do tempo mexendo no celular, computador, tablet ou mesmo assistindo uma série na TV.



Os olhos, além da visão também exercem um papel fundamental com relação a postura e também as dores da cabeça. 

Depois de algum tempo exposto as telas (TV, celular, etc.) pode ser gerado um tipo de "fadiga" nos músculos dos olhos (sim, existem músculos que estão dentro da sua cabeça a ajudam na movimentação dos olhos), e isso pode alterar o comportamento dos olhos em si e consequentemente da postura.

A alteração da postura pode modificar a posição da cabeça, e consequentemente alterar a posição entra a base da sua nuca e o pescoço e assim aumentar a tensão ou sobrecarga sobre os músculos da base do crânio e por fim, dor de cabeça.

Lacrimejamento, ressecamento ou mesmo a fadiga nos olhos podem ser sinais de que você precisa de uma pausa (ou várias) durante o dia para amenizar esse desconforto e "descansar" os olhos.

Não é incomum pessoas procurarem oftalmologistas e depois do uso dos óculos as dores de cabeça também podem diminuir.

ALTERAÇÕES NA ATM

Para quem sofre de bruxismo, apertamento dos dentes, problemas de oclusão e da ATM (articulação temporomandibular) deve conhecer bem esses termos e essa dor.



A alteração da função da articulação temporomandibular pode gerar uma sobrecarga muscular na região da base do crânio e dos músculos da face.

Por esse motivo pode gerar dor, fadiga, alteração da oclusão/mordida e também dores de cabeça. 



Muito próximo dessa região temos estruturas que se ligam ao crânio como vasos, nervos e artérias. 

Se essas alterações podem ser suficientes para quebrar os dentes, placas, retrair a gengiva, dentre outros, não seria suficiente para gerar tensões nos músculos, fáscias e também dores de cabeça?

Enfim... a dor de cabeça passa por uma série de profissionais, cada um em uma situação específica.

A dor de cabeça pode ser resolvida por:
  • Osteopatas
  • Fisioterapeutas
  • Médicos neurologistas
  • Médicos cardiologistas
  • Médicos oftalmologistas
  • Dentistas
  • Fisioterapeutas
  • Osteopatas
  • Dentre outros
Tudo depende de uma avaliação individualizada para encontrar os pontos mais críticos de tensão, avaliar se você tem problemas associados que podem interferir nessas dores (problemas cardíacos, vasculares, tensionais, articulares, hérnias de disco, desgastes e afins) e após isso traçar estratégias para corrigir o máximo de fatores possíveis.



O trabalho pode ser multidisciplinar, ou seja, com o trabalho em conjunto de 2 ou mais profissionais.




Felizmente os resultados são muito positivos e em grande parte dos casos é observada uma melhora significativa e até mesmo a cura para essas dores.




Tem alguma dúvida? Escreva para nós!

Deixe seu comentário abaixo e partilhe esse artigo com alguém que sinta dores de cabeça.



Em breve, um novo artigo sobre como faço o tratamento e sobre as manipulações.



Um abraço,

Atenciosamente,

Dr. Hérick Amarante
Fisioterapeuta/Osteopatia/Reabilitação Neuromeníngea
São José do Rio Preto - SP

Contato e agendamentos
drherickamarante@gmail.com
17 - 98101-2064
17 - 3364-1805

Comentários