Dores no Joelho


Você já sentiu dores nos joelhos?


A dor é um fenômeno complicado, complexo e por muitas das vezes de difícil controle. Quem já viveu essa condição, sabe do que estou falando.

Mas, existe uma particularidade sobre a dor que acho interessante e que deixa os pacientes muito confusos durante o tratamento.

Vamos a um exemplo prático e comum por aqui. 

O paciente chega sentindo dores no joelho e de acordo com os exames, não tem absolutamente nada nele (joelho). Já fez imagens que não mostram nada além de um pequeno desgaste, não há lesões nos meniscos, ou ligamentos e não há histórico de nenhum tipo de trauma, queda ou "pancada" na região. 

E por que será que sentimos tanta dor?

Será que é algo crônico? Sem solução?

Normalmente a pessoa já fez tratamento com medicamentos e não percebeu melhora, parou com os exercícios físicos (que muitas das vezes eram a única atividade de lazer do paciente), ou mesmo as atividades comuns do dia começam a ficar insuportáveis.

Uma das causas podem ser as DISFUNÇÕES VISCERAIS.

Eu disse apenas UMA, tem várias outras que podemos abordar em outras oportunidades.

O joelho é uma articulação delicada e dinâmica pois tem que suportar o peso do corpo e promover o movimento e equilíbrio, muitas vezes precisa se movimentar rapidamente para adaptar a uma atividade ou movimento específico (esporte), ou suportar cargas durante treinos na academia ou mesmo submetido a estresses por longas corridas ou caminhadas.






Ele é cercado de músculos e ligamentos que auxiliam na sua sustentação e sofre influências diretas dos pés, quadril e coluna pois são as articulações mais próximas a ele. E todo esse conjunto tem que trabalhar de maneira harmônica para evitar desgastes ou disfunções.



Mas, como disse, hoje falaremos sobre as disfunções viscerais que podem interferir na vida dessa importante articulação.

Os principais responsáveis por alterações no joelho normalmente são os RINS, FÍGADO e INTESTINOS.

Parece não haver nenhum nexo não é? Mas acredite... todos eles influenciam muito nesse processo.

Essas estruturas estão estrategicamente posicionadas sobre músculos, nervos e fáscias que são estruturas dinâmicas e podem sofrer adaptações e essas adaptações por sua vez podem gerar alterações na mecânica do corpo e ir sobrecarregando de maneira lenta mas progressiva as articulações, uma delas, o joelho.

Olhe na foto abaixo...



Os intestinos (delgado e grosso), "deitam" sobre os músculos que interferem na movimentação do joelho.

Outra imagem...




Os rins estão imediatamente "encostados" no músculo psoas, que coincidentemente se conecta na coluna e na cabeça do fêmur e coincidentemente pode gerar uma rotação "anormal" da perna e consequentemente do joelho, gerando assim uma sobrecarga sobre o menisco.

Será que uma estrutura pode influenciar na vida da outra?

A resposta é sim! E um SIM bem enfático.

Outro fator que pode interferir é a cirurgia do apêndice...


Essa cicatriz (dependendo do tipo de procedimento cirúrgico e do pós operatório) pode deixar pequenas aderências que ao longo do tempo podem gerar alterações na mecânica do quadril, intestino e mesmo da coluna e também podem ser co-responsável pela dor no joelho. Mas o raciocínio é válido para outra cirurgias, abdominoplastia ou cesáreas também tem que ser consideradas.


Estou falando apenas do aspecto visceral, mas existem outros componentes que também influenciam. Alterações posturais, desgastes, outras doenças, traumas que também tem sua parcela de "culpa" nesse tipo de dor.

Mas, afinal, é possível melhorar isso? Consegue-se manipular essas estruturas tão profundas?

Felizmente sim!

Algumas manipulações são feitas nos locais onde essas estruturas viscerais estão localizadas e, com a pressão correta, com alavancas de movimento específico e com tempo adequado podemos gerar alterações na movimentação de estruturas profundas. Isso auxilia a melhora da movimentação da estrutura como um todo, consegue-se minimizar o estresse das estruturas adjacentes e progressivamente o corpo vai recuperando os movimentos normais.

São manipulações sutis, mas quando bem aplicadas podem gerar resultados surpreendentes.



Para finalizar... vou mostrar uma causa mecânica/postural das dores no joelho e na coluna. Olhe abaixo.



Será que a pisada pode gerar uma adaptação no joelho e na coluna? 

Quer entender um pouco mais sobre a Osteopatia e como posso te ajudar? Me escreva.

Achou interessante? Clique no link abaixo e compartilhe!

Hérick Amarante
Fisioterapeuta
São José do Rio Preto-SP

Consultas 17 98101-2064 / 3364-1805


Comentários