Dor?! As manipulações viscerais como via de tratamento


Uma das formas de tratamento da dor é através das manipulações viscerais.

Após uma avaliação específica podemos identificar pontos de restrição de movimento em vísceras. Essas restrições podem ser causadas por tensões específicas causadas por processos inflamatórios crônicos (ex. gastrite ou refluxo), alterações na função do órgão ou acúmulo de gordura (esteatose hepática), problemas na coluna que interferem no funcionamento das vísceras (hérnias de disco ou traumas por exemplo).

Quando isso ocorre podemos observar dores referidas em outros lugares próximos (na área da própria víscera), mas também podem ocorrem sintomas distantes àquela estrutura afetada, na prática clínica: algumas dores na coluna podem ter relação com os rins, dores de cabeça podem estar relacionadas com o estômago ou dores no ombro relacionadas ao fígado são alguns exemplos comuns.
Na imagem abaixo temos algumas referências sobre os locais de dores relacionados as vísceras.


Outra particularidade interessante é que as pessoas sentem dores nas articulações ou músculos, fazem exames específicos como ressonâncias, ultrassom e raio-x e não "aparece nada" que justifique aquela dor ou sintoma.

O corpo pode manifestar esses sintomas à distância devido as conexões neurológicas (nervos) e também devido a tensões específicas sobre o sistema de fáscias. Temos um limiar de dor e uma adaptação muito grande (o corpo suporta muita carga durante período de anos em alguns casos), mas em determinados momentos, devido ao acúmulo dessas tensões, o corpo não suporta e começa de fato a gerar sintomas, aumentar a sensibilidade e finalmente GERAR DOR!

Muito raramente as pessoas tem problemas isolados. Tratamos simultaneamente várias doenças (hipertensão, diabetes, esteatose hepática, dentre outros problemas crônicos) e isso tudo pode estar interligado e um problema de saúde pode estar relacionado a outros.

Por fim, essas manipulações podem ser úteis para auxiliar o corpo da seguinte forma:
1) Diminui as tensões em locais específicos da víscera e dos tecidos vizinhos;
2) Melhorar a movimentação fisiológica/natural do local tratado;
3) Diminui a sobrecarga mecânica e das funções dessas vísceras
4) Pode atuar na redução das dores locais e referidas
5) Auxilia no tratamento de outras doenças crônicas.

Dúvidas? escreva para nós!
instagram.com.br/drherickamarante

drherickamarante@gmail.com






Comentários