Síndrome de Burnout


Segundo a Associação Internacional de Gestão de Estresse, no Brasil, estima-se que mais de 3-% dos trabalhadores sofram de "burnout". Mas, por que muitas pessoas só procuram ajuda quando estão totalmente esgotadas?
Algumas pessoas acreditam que é só estresse e que logo os sintomas passariam. Outras, demoram pa ra aceitar por acharem que é "coisa de gente fraca".
A realidade é que as doenças mentais serão a principal causa de afastamento no trabalho em poucos anos, se nada for feito (OMS - Organização Mundial da Saúde).
Já custm em torno de 1 trilhão de dólares no mundo. No Brasil, são mais de 60 bilhões de dólares.
Claro que o diagnóstico deve ser feito por especialistas como psicólogos ou psiquiatras, mas o acesso a informações pode ser um passo para que as pessoas possam estar mais cientes e começarem a pesquisar mais sobre e que sim, existe ajuda e meios de contornar essa situação.

Abaixo seguem alguns sinais de alerta:
Exaustão Emocional - o profissional não consegue dar mais de si, vive sem esperança e com baixa autoestima;

Despersonalização - perda da sensibilidade e atitude negativa sobre o trabalho e suas relações;

Satisfação Pessoal - o profissional se avalia negativamente o tempo todo; se sente infeliz e insatisfeito com seu trabalho.


A alta demanda de trabalho, de cobrança e de estresse pode desencadear esse tipo de fenômeno e tem afetado cada vez mais as pessoas e cada vez mais precocemente. 
As atividades físicas de maneira geral são ótimas para ajudar a minimizar o estresse e manter o equilíbrio do corpo como um todo. Mas pode, e deve, ser associada com uma alimentação mais balanceada, hábitos de vida mais saudáveis, meditação e afins.

A Osteopatia e as terapias manuais em geral também auxiliam bastante neste processo. As manipulações são direcionadas e diminuir as restrições de mobilidade dos tecidos e melhorar a circulação, a neurointegração dos tecidos e gerar uma melhor comunicação entre os sistemas (neurológico, visceral, vascular, muscular) diminuindo assim o estresse e melhorando a qualidade de vida.



Comentários